Últimas Notícias

Sem provas
Agentes socioeducativos acusados de tortura são soltos após julgamento
Já estão em casa com suas famílias os cinco agentes socioeducativos presos pela acusação de terem torturado até a morte um adolescente, de 17 anos, durante uma rebelião, no último mês de abril, na Unip II, em Cariacica.O julgamento dos agentes aconteceu durante todo o dia desta quarta-feira (25). Foram ouvidas três testemunhas de acusação um adolescente interno, o médico que atendeu o adolescente no Pronto Atendimento de Itacibá e um dos médicos do Departamento Médico Legal que descreveu o laudo cadavérico.
Em sua oitiva o adolescente deu declarações contraditórias sobre o que viu no dia da rebelião. O médico que atendeu o adolescente no PA de Itacibá esclareceu que o adolescente chegou sem vida à unidade e que ele fez os procedimentos padrão para saber para confirmar a morte e afirmou que o menor não tinha nenhuma lesão. Já o médico do DML confirmou o laudo que atesta que a morte não teve uma causa determinada.
Em suas defesas os agentes acusados declararam que não houve nenhum tipo de violência contra o adolescente. Também disseram que os procedimentos se deram dentro dos padrões de segurança do IASES. Ressaltaram que houve a necessidade do uso da força moderada em razão do porte físico do adolescente e pelo fato dele estar aplicando resistência em entrar no procedimento.
Após o interrogatório dos acusados, o advogado do SINASES, Dr. André Lacerda, pediu a revogação do mandado de prisão.
O pedido foi ratificado pelo Ministério Público e deferido pela juíza da 3ª Vara Criminal de Cariacica. A magistrada expediu o alvará para que os agentes fossem liberados no mesmo dia.
Após o julgamento, foi aberto o prazo para que o Ministério Público e a defesa possam apresentar as alegações finais. Depois disso, o processo segue para que a juíza possa dar a sentença final.
Jurídico de resultados
O SINASES parabeniza a sua assessoria jurídica que conduziu a defesa de seus filiados da melhor forma possível. Desde quando os agentes envolvidos procuraram o Sindicato os advogados Dr. André Lacerda e Dr. Élton Borges sempre estiveram de prontidão para atender os associados.
- Reserve a sua vaga SINASES convoca filiados para participar de Caravana Rumo a Brasília em defesa dos direitos da categoria
- Concurso IASES 2022 SINASES deseja boas-vindas aos 88 novos Agentes Socioeducativos que reforçam o sistema socioeducativo do ES
- Concurso IASES 2022 IASES nomeia 88 candidatos excedentes do concurso de Agente Socioeducativo
- Concurso IASES 2022 Homologação dos candidatos excedentes do Concurso de Agente Socioeducativo será publicada na segunda-feira